RSS Chuí - RS Notícias de Chuí/RS Sun, 15 Sep 2019 23:53:26 -0300 Sun, 15 Sep 2019 23:53:26 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://chui.rs.gov.br/rss Projeto de Implantação de um porto de águas profundas na Região. Wed, 15 Aug 2018 17:03:43 -0300 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1060/?projeto-de-implantacao-de-um-porto-de-aguas-profundas-na-regiao.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1060/?projeto-de-implantacao-de-um-porto-de-aguas-profundas-na-regiao.html O Prefeito Marco Antonio Barbosa juntamente com o Prefeito Municipal de Santa Vitoria do Palmar, participaram da cerimônia de entrega de projetos futuros para a infraestrutura dos municípios, no dia 14 de agosto no Palácio do Piratini, em Porto Alegre.

A reunião versou sobre possíveis investimentos junto ao Governo do Estado para a implantação de um porto de águas profundas na região.

Release da Cerimonia:

O secretário-adjunto da casa civil, João Carlos Mocellin, recebeu ontem representantes da companhia oriental de desenvolvimento e investimentos e os prefeitos do Chuí, Marco Antônio Barbosa, e de Santa Vitória do palmar, Wellington dos Santos. O projeto do porto de águas profundas deve ser localizado entre Santa Vitória do palmar e Chuí, entre as praias de Hermenegildo e barra do Chuí.

No Porto de Águas Profundas deverão ser recebidos navios da região de menos de 60 mil toneladas de carga que transbordarão para os navios de 300 mil toneladas até o destino final. O projeto busca cumprir o papel de HUB para a região, isto é, ser um porto central ou de redistribuição de carga, para o qual chegam até as linhas marítimas de longa distância.

Na oportunidade, Mocellin manifestou apoio a investimentos que gerem desenvolvimento e renda ao Rio Grande do Sul.

Texto: Jéssica Gamarra/Ascom Casa Civil

]]>
UTILIDADE PÚBLICA. Tue, 31 Jul 2018 15:04:42 -0300 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1059/?utilidade-publica.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1059/?utilidade-publica.html UTILIDADE PÚBLICA!

A Administração Municipal, através de Prestação de Contas Convida a população em geral para participar da Audiência Pública a ser realizada no dia 02 de agosto de 2018, as 14:00 horas na Câmara de Vereadores Municipal do Chui para apresentação do Relatório de Gestão Municipal de Saúde (RGMS).

A Audiência Publica é referente ao 3º Quadrimestre de 2017 bem como o 1º Quadrimestre de 2018, apresentando a receita as despesas, extratos bancários e aplicações financeiras.

]]>
SECRETARIA DE OBRAS RETOMA A OPERAÇÃO TAPA BURACO. Mon, 30 Jul 2018 14:59:08 -0300 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1055/?secretaria-de-obras-retoma-a-operacao-tapa-buraco.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1055/?secretaria-de-obras-retoma-a-operacao-tapa-buraco.html A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, retomou a operação tapa-buraco para melhorar as condições de tráfego nas ruas do centro do município.

De acordo com o Secretário de Obras Tiago Corbo, o trabalho está sendo executado nas ruas centrais de maior precariedade, e conta com uma equipe de servidores que intensificaram o serviço desde segunda-feira (23), nas vias de maior fluxo, como a: Av. Uruguai, Ruas: Colômbia, Venezuela, Chile e Argentina. Informamos que no decorrer da semana o serviço também será estendido às demais vias.

Devido estarmos em época de chuvas intensas, a ação previne antecipadamente o transtorno de trafegabilidade somada à intensidade do fluxo de veículos, um fator que provoca desgaste e deterioração acentuados nas vias. 
Por tanto, a Secretaria de obras, mantém em ritmo intensificado a atuação da recuperação de vias através da Operação Tapa Buracos.

]]>
O Prefeito Marco Antonio, recebe alunos do 2° ano do ensino fundamental. Mon, 30 Jul 2018 15:15:10 -0300 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1058/?o-prefeito-marco-antonio-recebe-alunos-do-2-ano-do-ensino-fundamental.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1058/?o-prefeito-marco-antonio-recebe-alunos-do-2-ano-do-ensino-fundamental.html O Prefeito Municipal Marco Antonio, recebeu alunos do 2° ano do ensino fundamental da Escola General Artigas em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (11), acompanhados das Professoras Cintia e Maximandra, a atendente Marcieli e o Diretor do Artigas Rudimar Mendes Pereira.

Na oportunidade, o prefeito que tem um carinho especial pelas crianças fez questão de deixá-las a vontade. As crianças perguntaram sobre o dia-a-dia na prefeitura, sobre como é ser prefeito e qual suas funções com o município, alem de fazerem uma pequena oração as crianças também presentearam o prefeito com uma lembrança feita por eles, em sua vez o prefeito também agradeceu a maravilhosa visita e retribuiu as crianças com guloseimas.

Para o Prefeito Municipal a visita dos alunos é uma forma de despertar a política nas crianças, que podem contribuir com o município no futuro. Também comentou sobre a importância da educação, e recomendou aos aluninhos que valorizem a escola, os professores e todo o aprendizado que recebem.

]]>
PROGRAMA REGULAR DE COLETA DE LIXO. Mon, 30 Jul 2018 15:03:48 -0300 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1056/?programa-regular-de-coleta-de-lixo.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1056/?programa-regular-de-coleta-de-lixo.html A Secretaria Municipal de Obras conta com um programa regular de coleta de lixo que atende bairros, centro e mediações rural do Município. Mas a conservação das vias públicas não é apenas uma competência da Administração Pública. É também dever do cidadão manter a cidade limpa.

É incumbência da Secretaria de Obras executar e efetivar a limpeza urbana continua, portanto a coleta de lixo é executada em dias alternados, e em diversos bairros da cidade, sendo feita de segunda-feira a sábado, oferecendo aos munícipes o espaço urbano limpo e organizado. Entretanto, a Administração Municipal parabeniza todos os profissionais que atuam na limpeza pública do município, realizando os mais diversos serviços como: Coleta de lixo, capina, roçagem, varrição e recolhimento de entulho. Pois são esses serviços que contribuem para a qualidade de vida da população.

E é importante reiterar que o trabalho executado pela equipe de limpeza pública funciona de forma ainda mais eficaz quando há a conscientização e colaboração da população, onde os mesmos deverão depositar o lixo nos locais adequados, nos dias e horários de coleta. Pois a colaboração e atitudes simples como essa, evitam diversos males e transtornos, evitando a poluição do meio ambiente, prevenindo acidentes e doenças, assim como 
o descarte correto evita que animais rasguem as sacolas e espalhem o lixo pelas ruas.

]]>
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO PARA DELIBERAR SOBRE A CRISE DE ABASTECIMENTO. Wed, 30 May 2018 21:39:03 -0300 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1054/?reuniao-de-planejamento-para-deliberar-sobre-a-crise-de-abastecimento.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1054/?reuniao-de-planejamento-para-deliberar-sobre-a-crise-de-abastecimento.html Na tarde desta quarta-feira (30/05), em reunião na Câmara de vereadores de Santa Vitória do Palmar, autoridades locais dos municípios do Chuí e Santa Vitória do Palmar, e representantes de ambos municípios, deram continuidade a reunião que teve inicio na data de ontem, terça-feira (29) na promotoria, autoridades reuniram-se no Ministério Público, juntamente ao Promotor de Justiça Dr. Rogério Meirelles Caldas, para dar seguimento a razão da reunião.

Em pauta estava a criação do Gabinete de Crise e planejamento estratégico, e varias ações foram decididas para a regularização devido a greve criada pelos caminhoneiros. Tendo referido as ações de normalizar o abastecimento, a Brigada Militar fará a escolta de caminhões de combustível, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), hortigranjeiros e insumos para a saúde nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Ressaltando que haverá a limitação para a compra de gasolina, sendo permitida a venda de apenas R$100,00(Cem Reais) por carro, e não será permitido a venda em galão. Quanto ao fornecimento de GLP, amanhã sera liberado o caminhão que encontra-se na fila para a vinda que irá fazer a distribuição em nos municípios de Santa Vitória e Chuí, sendo restrita a uma carga por pessoa.

Em ATA, ficou decidido que os Coordenadores do Gabinete Gestor de Crise, serão o Prefeito do município de Chuí Marco Antonio Barbosa, e a Chefe de Governo de Santa Vitória do Palmar Elisa Porto Rotta.]]>
DECRETO N° 024, DE 24 DE MAIO DE 2018. Thu, 24 May 2018 16:22:18 -0300 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1052/?decreto-n-024-de-24-de-maio-de-2018.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1052/?decreto-n-024-de-24-de-maio-de-2018.html A Administração Municipal comunica à todos, que nesta sexta-feira 25, a Prefeitura do Chuí irá aderir ao dia de paralização em função do aumento abusivo no combustível.

A orientação partiu da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, em função do AUMENTO ABUSIVO NO COMBUSTÍVEL e o tanto de dinheiro que passa a onerar os cofres públicos em função disso.

Dos 497 municípios do estado, 372 anunciaram que devem aderir. Importante informar que estarão paralisados somente os serviços que utilizam combustíveis com a exceção da SAÚDE e COLETA DE LIXO.

O PREFEITO MUNICÍPAL DO CHUÍ, no uso das atribuições legais, que lhe confere a Lei Orgânica do Município, e CONSIDERANDO a greve nacional dos caminhoneiros para reivindicar a diminuição de preço dos combustíveis no país;

CONSIDERANDO que devido á greve o município e o país inteiro estão ficando desabastecidos de combustível;

CONSIDERANDO a necessidade de economia dos combustíveis que ainda existem;

CONSIDERANDO a necessidade de preservarmos a vida dos cidadões chuienses;

CONSIDERANDO a situação concreta de atendimento decorrente do estado de urgência provocado pelas dificuldades enfrentadas na aquisição de combustíveis, passível de enquadramento no permissivo legal constante do inciso IV do art. 24 da Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993, que autoriza a dispensa de procedimento licitatório em situações emergenciais;

 D EC R E T A:

 Art. 1° - Fica decretada situação de emergência no Município – até o restauro da normalidade de situação, pelo prazo de até cento e oitenta dias.

Parágrafo primeiro. Em decorrência da situação de emergência prevista no “caput” deste artigo a aquisição de combustível necessária aos serviços essenciais, especialmente de saúde, poderá ser realizada por meio de contratação direta, na forma do inciso IV do art. 24 da Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993.

 

Em caso de urgência e emergência, em que o paciente necessite ser removido á Hospital de Referência na Região, as ambulâncias Municipais ficam autorizadas a abastecer em qualquer local que tenha combustível disponível, inclusive no exterior.

Art. 2°- Fica suspenso o transporte de pacientes para consultas em outras cidades da região, ficando restrito o transporte apenas aos tratamentos emergenciais e essenciais.

Art. 3º - Fica suspenso o serviço de transporte escolar municipal.

Art. 4º - Ficam suspensas as atividades escolares nas escolas municipais, devido à suspensão do transporte escolar.

Art. 5º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.



]]>
XXI MARCHA DOS PREFEITOS EM BRASÍLIA. Thu, 24 May 2018 17:05:08 -0300 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1053/?xxi-marcha-dos-prefeitos-em-brasilia.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1053/?xxi-marcha-dos-prefeitos-em-brasilia.html XXI MARCHA DOS PREFEITOS EM BRASÍLIA.

O Prefeito Marco Antonio Vasques Barbosa, participando da Marcha dos Prefeitos em Brasília, acompanhado dos secretários Cláudio Rezende Sec Geral de Governo, Juliana Soares Rosário Sec de Saúde e Diego Mena Sec Esporte, Cultura e Turismo, nesta manhã 22, acompanhou o pronunciamento do Presidente Michel Temer, seguido do presidente CNM- Confederação Nacional de Municípios Paulo Ziulkoski.

Além de participar da programação da Marcha, o prefeito Marco Antonio visitou gabinetes e Ministérios, e participou de uma reunião na terça-feira 21, junto a FUNASA( Fundação Nacional de Saúde) órgão do Ministério da Saúde do governo do Brasil encarregado de promover saneamento básico à população, aproveitando a oportunidade para discutir e reivindicar pedidos nas mais diversas áreas.

O chefe do executivo municipal, cumprirá a agenda desta semana participando de vários eventos ligados a XXI edição da Marcha dos Prefeitos, que tem como principal reivindicação pedidos de financiamento e verbas do governo federal para os municípios. Marco Antonio permanecerá em Brasília buscando recursos para melhorias do Municipio até a próxima quinta-feira (24), dia em que se finaliza o evento que proporciona esclarecimentos respectivo a diversos assuntos importantes para os municípios e, consequentemente, para o Chuí.

]]>
COMPROVANTE DO IMPOSTO DE RENDA Fri, 02 Mar 2018 13:22:05 -0300 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1051/?comprovante-do-imposto-de-renda.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1051/?comprovante-do-imposto-de-renda.html A Secretaria de Administração e Fazenda, através do departamento de Recursos Humanos, informa aos servidores que já está disponível o comprovante de rendimentos para declaração do Imposto de Renda para fins de IRPF 2018 Exercício 2017.
O link, pode ser acessado pelo site Oficial da Prefeitura: www.chui.rs.gov.br , na aba servidor acessar página inicial, são solicitados login e senha. O login é o cpf do servidor, (para quem ainda não possui) pode ser feita na opção de cadastro.

Encerrada a primeira etapa, aparecem quatro opções: comprovantes de rendimentos, selecionar o ano, selecionar contato. Assim o servidor irá gerar o seu comprovante.]]>
Município do Chuí adquire um Caminhão coletor e compactador de lixo zero km Wed, 07 Feb 2018 14:16:34 -0200 https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1050/?municipio-do-chui-adquire-um-caminhao-coletor-e-compactador-de-lixo-zero-km.html https://chui.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1050/?municipio-do-chui-adquire-um-caminhao-coletor-e-compactador-de-lixo-zero-km.html Encontra se no município do Chuí, o novo caminhão coletor e compactador de lixo zero km, Mercedes-Benz e mais 40 Containers de 1.000 litros cada, que serão utilizados para reforçar o serviço de coleta. A empresa Savar veículos Ltda, realizou a entrega da aquisição mais esperada pelos funcionários da secretaria de obras e administração.
Na tarde desta terça-feira, (06), aconteceu a entrega de um caminhão coletor e compactador de lixo zero km, o representante da Mercedes-Benz Renato Mendes, formalizou a entrega para o Poder Executivo do município.

A licitação para aquisição do veículo foi realizada no dia 10 de novembro de 2017 e vencida pela empresa Savar Veículos Ltda, pelo valor de R$ 370.000,00 (trezentos e setenta mil reais), o veículo foi adquirido com recurso próprio do município.

Além do prefeito Marco Antonio, participaram da entrega a Vice Valda Campos e o Secretário de Obras Tiago Corbo Gutierres.

]]>